DTJ marca na pele amor pela tradição

Na última segunda-feira (13), integrantes do departamento realizaram tatuagem coletiva como pagamento de promessa após classificação para o Enart 2017

tatuagemO traçado fino e cursivo da nova tatuagem da dançarina do Departamento Tradicionalista do Clube Recreativo Juvenil de Passo Fundo, Júlia Cervi, possui um significado especial. Ela e outros onze integrantes do DTJ gravaram na pele o amor pela tradição gaúcha na última segunda-feira (13). A palavra “fé” encontra-se agora no braço esquerdo dos dançarinos do grupo, a poucos dias da final do maior concurso de arte amadora da América Latina, o Enart.

“A ideia partiu da união do grupo nesses últimos quatro meses em que decidimos marcar na pele a maior coisa que temos em nossa mente hoje, a fé! Se a gente fosse para a final, iríamos cumprir esta promessa para que toda vez que eu olhar para o meu braço, lembrar de tudo isso” conta Júlia. O grupo se classificou em outubro para a final do concurso que ocorre no próximo domingo (19) no parque da Oktoberfest em Santa Cruz do Sul. O Encontro de Arte e Tradição (Enart) mobiliza milhares de pessoas todos os anos no Rio Grande do Sul. São bailarinos dos quatro cantos do Estado que dedicam horas semanais aos ensaios das coreografias que são executadas no tablado.

Promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), o evento é realizado em três etapas anuais dividias em regionais, inter-regionais e a final. Centenas de competidores de todo o estado participam, prestigiados por milhares de espectadores do Rio Grande do Sul e também de outros estados e países. A turma se reúne todos os dias a partir das 22h30 para treinar e aperfeiçoar os passos e ajustar detalhes, totalizando cerca de três horas diárias dedicadas aos trabalhos do departamento.

A iniciativa proposta da tatuagem teve aceitação imediata pelo grupo. Para a grande maioria dos integrantes, esta foi a primeira vez em que tatuaram o corpo. “Eu fiquei com um pouco de medo, assim como quase todo mundo. Mas agora eu sei que além de cumprir a promessa, criamos um elo para sempre e tudo em função da tradição e das nossas conquistas” pondera a dançarina Júlia. Além dos bailarinos, alguns pais também foram contagiados e aderiram à tatuagem.

Dinâmica do Enart

enart-1Durante a etapa Regional, classificam-se sete competidores de cada modalidade para a próxima fase. A inter-regional é a etapa em que se classificam oito ou nove competidores para a fase Final, em grupo de regiões. A fase final é realizada todo o ano, no terceiro fim de semana de novembro, na cidade de Santa Cruz do Sul. Nessa fase, os classificados das inter-regionais competem com concorrentes de todo o Estado para eleger os Campeões Estaduais. Em algumas modalidades, com as Danças Tradicionais, existe mais de uma fase, que ocorre no terceiro dia da fase final, chamada de finalíssima, em que certo número de competidores é selecionado para se reapresentar, em uma espécie de repescagem.

Confira a classificação do DTJ para a final do Enart

Danças Tradicionais – Força B