O Clube

1 (182)O Clube Recreativo Juvenil foi fundado em 18 de janeiro de 1913, sob a denominação “DEUTSCHER VERIN”, ou Sociedade Alemã, para que seus associados pudessem praticar bolão, esporte introduzido na cidade pela comunidade de origem germânica. Nessa época, as pessoas já se reuniam para promover eventos de cunho social, esportivo, cultural e religioso.

Em 06 de junho de 1938, em cumprimento ao Decreto Lei nº 383, determinado por Getúlio Vargas, extinguindo toda e qualquer organização intitulada estrangeira, a Sociedade Alemã passou a ser designada Clube Recreativo Juvenil.

Começavam, assim, bem ajustadas aos costumes brasileiros, as atividades do Clube Recreativo Juvenil, que logo promoveu a festa caipira, tradicional “festa junina”, onde um grande número de sócios reuniu-se para comemorar a data. Outro evento de cunho social foi promovido, ainda em 1938: um grande baile à noite de 6 de setembro, em homenagem à pátria brasileira.

Numa terça-feira, dia 21 de outubro de 1958, uma notícia assustou a cidade de Passo Fundo: um misterioso incêndio queimou todo o salão nobre, na época de madeira, existente há mais de 20 anos na Rua Benjamin Constant, no mesmo local onde hoje o clube se localiza. Perdia-se aí uma parte da história do Clube Juvenil.

Em 1959, um abnegado grupo de indivíduos, verdadeiros juvenilistas, iniciou a construção, até 1975, do novo salão Nobre, atualmente chamado de salão social.

Em 1968, foram adquiridos novos terrenos, para a construção do Play Center. Dava-se, também, continuação à construção da sede social.

Em 1971, destacam-se a força da organização e o poder do Bolão no Juvenil.

Até 1974, buscava-se ainda erguer e embelezar a sede social, enquanto avaliava-se a proposta de estender seus espaços para abrigar atividades esportivas.

Em 1978, começaram a ser vistas alternativas para viabilizar a proposta de construção do Play Center. Na ocasião, foi deflagrado um concurso para criação de um novo símbolo do clube, algo mais moderno no jargão da técnica de comunicação, usado até os dias de hoje.

Ainda em 1978, iniciaram-se as obras de construção do ginásio, e logo o número de associados aumentou significativamente. Enquanto o desenho transformava-se em realidade, no mesmo ano, começava a negociação para aquisição de uma área junto à Roselândia, o que serviu de inspiração para a compra de um espaço para a sede campestre do clube.

No final da década de 70, o Departamento Social apresentou suas atividades com os tradicionais bailes: quatro noites de carnaval da saudade, aniversário do clube, debutantes, além do grupo de promoções A PATOTA, com suas movimentadas reuniões dançantes semanais.

1 (86)Em meados da década de 80, inaugurou-se um dos maiores ginásios de esporte da cidade, o Play Center. Em 1987, deu-se prioridade às obras que estavam em andamento. A sede campestre possuía várias mesas no meio do mato, sem bancos, uma cancha de tênis e uma cancha para vôlei, onde os irmãos Gustavo e Murilo Endres, hoje campeões mundiais, aprenderam a jogar.

Entre várias reuniões de diretoria, decidiu-se construir a piscina olímpica, obra concluída em 1987. No decorrer da década de 80, foi criado o Departamento Tradicionalista, para a inclusão do clube no folclore gaúcho, sendo hoje um dos grandes representantes da 7ª Região Tradicionalista, bem como o grupo da terceira idade.

As melhorias na sede campestre continuavam, com a construção de um posto de informações, plantação de árvores nativas. Na sede central, as obras não paravam. Foram construídas churrasqueiras, a cozinha e a copa no Play Center, além das arquibancadas para os torcedores.

Nessa época, o Clube Juvenil era conhecido em todo o estado por ter os maiores e melhores carnavais de clubes sociais. Reuniam-se no ginásio Play Center aproximadamente 4 mil pessoas por dia durante quatro noites de festa, dois matinês infantis e enterro dos ossos.

No ano 1997, as suas diretorias passaram a focar na família, criando diversas promoções e incluindo-a no dia a dia do clube. No período, ocorreu o término do salão de festas da sede campestre, além da construção do complexo de sauna e piscina térmica, entre outras tantas melhorias.

De 2001 a 2004, concluiu-se a construção da boate, hoje conhecida como Salão Leopoldo Bilhar, além de se continuar com as melhorias na sede campestre, na secretaria e na sauna. Nesse período, o Clube Juvenil ficou conhecido internacionalmente ao receber os campeonatos mundiais de bocha.

Em 2005, adquiriu-se uma área lindeira à sede campestre, para utilização de projetos futuros. Foram construídas, ainda, arquibancadas de concreto na sede campestre, ilhas de quiosques cobertos e churrasqueiras. Em 1997, o Clube Juvenil recebeu, mais uma vez, o Campeonato Mundial de Bocha, com a participação de mais de vinte países.

Eleito novamente em 2009, o presidente Vilson Rizzo buscou criar uma reforma administrativa interna, com melhorias em diversos setores, visando a tornar o clube-empresa, dando ênfase à qualidade dos serviços prestados. Para isso, contratou-se uma consultoria empresarial. Entre as obras realizadas na gestão atual, destacam-se: academia fitness, ampliação e visibilidade do clube, com a grife de roupas Juvenil e incorporação ao Parque Grêmio dos Viajantes.

Novos departamentos foram criados – Marketing e Segurança. Realizou-se o recadastramento de todos os associados com dados atualizados, bem como novas vias de comunicação com os associados foram instituídas através de colunas semanais nos principais jornais da cidade.

1 (176)O Clube Juvenil oferece espaço para os maiores campeonatos de futebol de clubes sociais do estado. Recentemente, foi inaugurado na sede campestre o Parque de Águas, que proporciona aos associados mais espaço de lazer e diversão.

O projeto de ampliação da academia fitness já está em execução. Além dessa nova área, serão construídos um restaurante, um bar e uma área de convivência.

Na área administrativa, estão sendo buscadas novas formas de qualificar o sistema de gestão, aderindo ao Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade, sendo até o momento o único clube do norte do Rio Grande do Sul a ter aderido a essa iniciativa.

O Clube Juvenil é constituído por uma diretoria com aproximadamente 120 membros divididos nos seguintes departamentos: Social, Convênios, Sede Campestre, Cultural, CREJUTI (terceira idade), Comissão Fiscal, Comissão de Ética e Disciplina, Conselho Consultivo, Esportes, Segurança, Parque dos Viajantes e Marketing.

O número de associados ativos é de aproximadamente 14 mil, divididos nas categorias contribuinte, patrimonial, individual e veterano, entre titulares e dependentes.

MISSÃO

Proporcionar qualidade de vida  através da integração esportiva, disseminação da cultura  e lazer, gerando bem estar aos associados e  a comunidade.

VISÃO

Ser  referência em qualidade de vida, construindo um ambiente sustentável , participativo e inovador ,gerando integração entre associados e a comunidade

 VALORES

Família

Integração

Ética

Respeito

Resultados

Busca De Objetivos

Comprometimento

Visão De Futuro

Inovação

Criatividade

 

Inscrições Abertas!
rustica
Passo Fundo
25C
24C
sab
21C
dom
26C
seg
23C
ter
23C
qua