Clube Juvenil investe em energia solar
As obras para a instalação de placas de energia solar começarão no mês de outubro

O presidente do Clube Juvenil, Juarês Fassini, com o representante da MD Estruturas, Marcelo Freddi.
O Clube Recreativo Juvenil, no intuito de sempre manter-se atualizado em termos de estrutura e em questões de sustentabilidade, está no início do processo de instalação de módulos fotovoltaicos, também conhecidos como placas de energia solar, no Clube. As obras começarão no mês de outubro e serão divididas entre duas etapas, com duração prevista de 30 dias tanto para a primeira etapa quanto para a segunda.
A primeira etapa consiste na instalação de 290 painéis no telhado da Sede Social do Clube Juvenil, que representa uma geração de energia de aproximadamente 10 mil kWh mensais. Já a segunda etapa prevê a instalação de 86 painéis fotovoltaicos adicionais, que representam uma geração de energia de cerca de 3 mil kWh mensais. Ao todo, serão instalados 376 módulos fotovoltaicos na estrutura do Clube Juvenil.
Ao final da obra serão gerados ao todo 14500 kWh/mês, ou 174000 kWh/ano. Esta geração de energia será de suma importância ao Clube no que diz respeito a economia de energia, tendo em vista que o consumo mensal de energia do Juvenil é de 15561 kWh (em média). Porém a instalação de placas de energia solar no Clube não é benéfica apenas pela economia de energia. Ao aderir ao sistema, o Clube também torna-se ecologicamente sustentável no consumo de energia, por cooperar com a redução da emissão de CO2 na camada de ozônio e deixar de colaborar com o corte de árvores.
Dentre as empresas responsáveis pelas etapas das obras visando a instalação dos painéis fotovoltaicos estão a Eletro Aurora, MD Estruturas, Seg Force e Construarte Brasil Sul. O gerenciamento das obras e acompanhamento da execução será feito pelo proprietário e diretor da Formighieri Engenharia e Construção e Engenheiro Responsável do Clube Juvenil, Diogo Formighieri. De acordo com Diogo, é interessante o Clube demonstrar este exemplo em buscar formas renováveis de energia. “Vale ressaltar a importância do Juvenil mudar seu conceito de energia e meio ambiente para se encaixar nas novas ideias que estão por vir”, aponta.
