Espaço Saúde retoma os atendimentos

Os profissionais das cinco áreas presentes no Espaço Saúde, além das avaliações físicas, voltam a atender em seus respectivos horários

Seguindo as adequações de Passo Fundo ao Decreto Estadual 55.154, que previu a abertura de mais atividades profissionais frente à pandemia do coronavírus (Covid-19), o Clube Recreativo Juvenil retomou, no último dia 17 de abril, os atendimentos realizados no Espaço Saúde da entidade. Os agendamentos são realizados na secretaria do Clube e os horários de atendimento dos profissionais seguem os mesmos.

Porém, apesar dos atendimentos terem retornado à normalidade – dentro de todas as prevenções ao contágio do coronavírus -, a sociedade, em meio a uma pandemia, naturalmente, não retornou. Sendo assim, as vidas da população mundial estão tendo que passar por drásticas adaptações. No intuito de auxiliar os associados juvenilistas com essas adequações de rotina, reunimos uma série de dicas dos profissionais do Espaço Saúde para serem seguidas durante este período de isolamento social e pandemia.

Com um maior período dentro de casa, um dos aspectos que podem sofrer mudanças repentinas é a alimentação. A nutricionista, Vandressa Bristot, aponta algumas orientações alimentares que podem ser tomadas pelas pessoas a fim de manter a saúde em dia. “É recomendado que as pessoas procurem manter sua rotina alimentar como se tinha antes, buscando fazer as refeições nos horários certos”, ressalta. A profissional ainda destaca a ingestão regular de água, verduras e legumes, além de alimentos oleaginosos – tais como castanha e amendoim -, como benéficas na rotina alimentar.

Junto à alimentação, é importante a rotina física e de exercícios durante a estadia em casa. Para isso, a fisioterapeuta do Espaço Saúde, Andryelly Mazetto, destaca a importância de reservar sempre um tempo, de pelo menos dez minutos, em meio às atividades rotineiras, para realizar exercícios. “Por mais simples que sejam os exercícios, eles podem ter uma influência na qualidade de vida das pessoas”, comenta.

A vida em isolamento durante uma pandemia não é fácil em nenhum aspecto. E um dos mais afetados pelas pessoas durante confinamentos é a parte psíquica. Algumas ações são recomendadas em ordem de manter a saúde mental durante este período. “Precisamos organizar e aproveitar nossa casa para trabalhar, mas também para curtir e nos divertir, cuidando da nossa saúde física e mental”, indica a psicóloga, Lucimara Gebert. A profissional também ressalta a importância da busca por ajuda profissional durante este período de isolamento. “Agora as pessoas estão se sentindo mais ansiosas do que nunca, e pessoas que não apresentavam esse quadro, podem começar a mostrar sinais”, conclui.

Este relaxamento mental também pode ser alcançado através de outras práticas. Uma delas, mais alternativa, é o Reiki. A atividade é oferecida no Espaço Saúde juvenilista pela profissional Vanda Carteli. Mas de que forma a atividade pode ajudar as pessoas na busca por um relaxamento e tranquilidade? Segundo Vanda, a técnica proporciona benefícios como a amenização do estresse, a influência na qualidade de vida e a fortificação do sentido de bem-estar. “O Reiki traz à tona o que há de melhor em você, despertando suas potencialidades e mostrando o que ainda precisa ser trabalhado”, elucida Carteli.

Todos os dias e horários de atendimento podem ser conferidos abaixo, bem como os valores das consultas, que são exclusivas para associados do Clube Recreativo Juvenil.