Sócia juvenilista participa de segundo maior evento poliesportivo do mundo

Mylena Pedroso, atleta do Internacional, começou sua trajetória no futebol dentro do Clube Juvenil, em 2004

Em 2017 o Clube Juvenil lançou uma matéria especial contando a trajetória de Mylena Pedroso, então campeã gaúcha feminina pela equipe do Internacional. Tudo começou no ano de 2004, quando Mylena, com apenas 5 anos de idade, ingressou na escolinha de futebol de salão do Clube. A atleta iria permanecer no Juvenil até seus 13 anos de idade.

Sua trajetória

Antes da chegada no Internacional, Mylena fez uma importante transição dentro de sua trajetória. Após disputar competições por duas equipes: o Adergs/Rovani, de Tapejara, e o Kindermann, de Caçador (SC), a atleta decidiu deixar o futebol de salão e fazer sua iniciação no futebol de campo. Foi nesta modalidade que Mylena pode alçar vôos mais altos, tendo apenas 20 anos de idade. Ainda em Santa Catarina, Mylena jogou por uma das equipes mais tradicionais do estado, o Criciúma. Em sequência, no ano de 2017, a atleta voltou ao seu berço, o Rio Grande do Sul, e se transferiu para o Inter, clube pelo qual atua.

No Internacional, Mylena consagrou-se como a promessa que seus treinadores – em destaque, Alexandre Boeira, ex-treinador do Passo Fundo Futsal, e o Professor Javali, atual treinador do XV de Novembro, de Vila Maria – e companheiros de escolinha de futsal, lá no longínquo ano de 2004, esperavam. A jogadora levantou a taça do Campeonato Gaúcho Feminino de 2017 sob o maior rival da equipe, o Grêmio, e foi eleita a melhor jogadora da competição. Em 2018 seu duro esforço, tanto na sua vida até ali, quanto na equipe colorada, lhe rendeu reconhecimento. A atleta foi convocada pela Seleção Brasileira Sub-20 para integrar o elenco na Fase II de preparação para a disputa da Copa do Mundo Feminina Sub-20.

Um novo capítulo na sua carreira

Neste mês de julho, Mylena está em Nápoles participando da Universíade de Verão 2019, a 30ª edição do evento. A Universíade é um evento poliesportivo internacional voltado para atletas estudantes. Com exceção das Olimpíadas, a Universíade é o maior evento poliesportivo do mundo. Ela é organizada por atletas universitários da Federação Internacional de Esportes Universitários (FISU) e está tendo sua edição de verão realizada na cidade italiana de Nápoles.

Mylena Pedroso faz parte da Seleção Universitária do Brasil, da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), que está competindo na Universíade de Verão 2019. A Seleção – que recentemente contou com nomes de destaque no cenário do futebol feminino brasileiro, como as atletas Bárbara e Debinha, que participaram da última edição da Copa do Mundo de Futebol Feminino – fará seu próximo jogo neste sábado, dia 6 de julho, às 18h. A partida será disputada contra a equipe da Coréia do Sul e a Seleção Universitária precisa de uma vitória para se classificar para a próxima fase da competição.

Mylena (esq.) esteve presente no primeiro jogo da equipe no torneio, contra a Irlanda. (Foto: Arquivo pessoal)

A importância do Clube Juvenil na carreira de Mylena

Dentro dos seus 20 anos de idade, Mylena já adquiriu conquistas e experiências de fazer inveja a renomados currículos. E o futuro é promissor para uma das maiores jóias do futebol gaúcho feminino. Segundo seu pai, Éder Pedroso, o Clube Juvenil foi a alavanca de sua carreira. “Foi no Juvenil onde tudo começou e o Clube é uma das razões para ela chegar no lugar que chegou”, afirma. De acordo com Éder, nos momentos em que Mylena consegue visitar sua família em Passo Fundo, ela faz uso da estrutura do Clube Juvenil para suas atividades. Mylena Pedroso tem um carinho especial e gratidão ao Clube em que ela iniciou.