Aulas de artesanato do Clube Juvenil completam dois anos de existência
A atividade surgiu em agosto de 2017 e desde então tem tido ótima receptividade entre os alunos
Dentro de toda a extensa lista de atividades oferecidas pelo Clube Recreativo Juvenil – que visam proporcionar cada vez mais bem-estar, saúde e entretenimento aos associados do Clube -, o CREJUTI (Departamento da Terceira Idade) oferece uma aula em especial que vêm auxiliando as alunas em suas vidas. A atividade em questão é o artesanato, que está completando neste mês de agosto dois anos de existência dentro do Juvenil.
A atividade surgiu em 2017 como forma de terapia às alunas do CREJUTI, além de ser uma oportunidade de exibir os trabalhos manuais cuidadosamente produzidos. As aulas são ministradas pela professora e artista visual, Vera Maria Ponte, que possui mais de 30 anos de experiência na área e já fez parte de diversos trabalhos comunitários em Passo Fundo. Segundo a professora, um dos principais benefícios da atividade é proporcionar calma e concentração para a realização dos materiais. “O artesanato tem muito a acrescentar na vida das pessoas e não são apenas simples pinturas”, afirma Vera. As produções do grupo geralmente visam datas especiais, como Dia das Mães/Pais, e os materiais utilizados são os mais diversos. “Fazemos muita reciclagem com CDs, vidro, plástico, e também utilizamos MDF, gesso, entre outros”, pontua a professora.
A prática apresenta benefícios diários às adeptas, que reúnem-se todas as quintas-feiras, das 14h às 17h, para desligarem-se de suas rotinas e produzirem seus materiais. O ambiente de tranquilidade e silêncio da sala do CREJUTI destoa de outros setores do Clube, geralmente tomados por altos barulhos de músicas e atividades intensas, como é o caso da sala de danças, da academia e de tantos outros espaços da entidade.
Esta tranquilidade, de acordo com a psicóloga do Espaço Saúde do Clube Juvenil, Lucimara Gebert, é terapêutica. Além das contribuições que a atividade oferece na criatividade, motricidade e atenção das praticantes, há também a socialização. “É importante que as mulheres que frequentam as aulas façam parte de um grupo, com trocas de experiências e questões afetivas”, aponta Lucimara. E a psicóloga não hesita em afirmar que o artesanato é uma grande contribuição para o bem-estar e saúde mental das mulheres.
“Aqui nós aprendemos a ter calma e concentração”. É o que conta a aluna Silvia Adriana Rosa, de 53 anos, membra do grupo há um ano e meio. Gertrudes Margarida Boller, de 85 anos, é membra das turmas do artesanato desde o início e para ela, as atividades são um grande passatempo e bem-estar.
Os proveitos gerados pela prática do artesanato às senhoras da terceira idade do Clube Juvenil são muitos, e vão além das partes físicas e psicológicas. Um dos fatores que alegra o dia das artesãs é o orgulho em produzir e exibir suas peças. Estes são os relatos das alunas. “Nos sentimos felizes quando fazemos um material bonito e podemos dá-lo. Parece que uma pintura renova a nossa vida”, expressa Gertrudes.
Os interessados em participar da oficina do artesanato do CREJUTI podem procurar as professoras do departamento ou comparecerem à secretaria do Clube Juvenil, localizada na Sede Social. A atividade não tem custo adicional aos associados juvenilistas com 55 anos ou mais.