Coreografias do DTJ transformam-se em conteúdo didático

As danças da Invernada Adulta do departamento estiveram presentes nas aulas de literatura de turmas do Integrado UPF

Foto: Arquivo Pessoal

Ocorreu, no dia 17 de agosto, a Pré-estreia do Elenco Adulto do Departamento Tradicionalista do Clube Juvenil (DTJ), em um evento muito aguardado e importante para os futuros compromissos da Invernada. Isto porque as prendas e peões do DTJ fizeram as apresentações de suas coreografias visando a performance na edição 2019 do Encontro Nacional de Artes e Tradição Gaúcha, o ENART. As coreografias têm como temática uma releitura da obra literária O Tempo e o Vento, do escritor gaúcho Érico Veríssimo – e já haviam sido confirmadas desde fevereiro deste ano.

Porém, não foi apenas nos palcos da Sede Parque dos Viajantes do Clube Juvenil que as coreografias estiveram em evidência. Esta semana, os alunos do primeiro ano do Centro de Ensino Médio Integrado UPF puderam conhecer as danças do Elenco juvenilista através da professora de literatura, Nara Marley Alessio Rubert, que por sua vez, entrou em contato com a temática da Invernada por intermédio do peão e seu ex-aluno, Maycon Alves. As coreografias do Elenco Adulto do DTJ, arduamente ensaiadas em ordem de fazer uma boa apresentação, puderam entrar em contato com os estudantes e tornarem-se conteúdo didático.

Em O Tempo e o Vento, dividido em três obras – sendo estas, O Continente (1949), O Retrato (1951) e O Arquipélago (1961) -, Érico Veríssimo conseguiu contar os 200 anos de história do Rio Grande do Sul, junto a formação da população do Estado. As personagens da obra, Capitão Rodrigo e Bibiana, presentes nas coreografias da Invernada Adulta do DTJ, cumprem um papel fundamental na história da literatura brasileira, segundo Nara.

Nara, doutora em Literatura pela UFRGS e professora da disciplina no Integrado UPF há 22 anos, mostrou-se motivada a levar as coreografias para sala de aula. Para ela, isto resume o ensino dos dias atuais. “De acordo com a multidisciplinaridade, as diferentes artes e áreas devem ser contempladas”, aponta a professora. “A literatura é o recontar da história, a vida, e não um livro fechado que traz apenas informações intelectuais”, explica Nara, evidenciando a importância de integrar à sala de aula manifestações artísticas tais quais as coreografias do Elenco juvenilista.

Mas de que forma foi feita a abordagem com os alunos? Conforme a professora, as letras das coreografias de entrada e saída, cada uma contemplando uma parte da história, foram levadas aos estudantes, que tiveram que produzir textos sobre como as letras os remeteram ao livro. “Quero que os alunos reflitam sobre determinadas partes da letra, que é muito boa e resume bem a obra”, afirma Nara.

Segundo o Coordenador Cultural do DTJ, Alisson Rocha, é extremamente gratificante ao departamento receber tal reconhecimento pelo ato de resgatar este marco histórico e literário do Rio Grande do Sul.

As coreografias, porém, não foram apresentadas apenas em sala de aula. O Elenco Adulto do DTJ participou, no último domingo (25), da 1ª Inter-Regional do ENART 2019. A classificação para a fase final da competição não veio, mas isso não impediu o Elenco de fazer bonito na apresentação e arrancar aplausos do público, principalmente nas coreografias de entrada e saída, com os trechos das danças em que Ana Paula e Alana Martins, mãe e filha, respectivamente, contracenaram.