Juvenil destaca importância da campanha “Setembro Amarelo”

 

Mês é destinado à conscientização da prevenção do suicídio

 

Psicóloga do Clube Lucimara Gebert e Vanessa de Souza Necker (conveniada), refletem sobre a importância da campanha

            Falar sempre é a melhor opção. É com esta frase que a campanha “Setembro Amarelo” busca conscientizar o maior número de pessoas a respeito da prevenção ao suicídio. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil está em oitavo dentre os países com o maior número de suicídio. No Brasil, o dia 10 de setembro é considerado a data oficial para refletir sobre valorização da vida e prevenção ao suicídio, mas durante todo o mês de setembro o tema vira pauta em diversos países.

Segundo a psicóloga do Clube Recreativo Juvenil de Passo Fundo, Lucimara Gebert, quanto mais informações serem divulgadas a respeito do tema mais fácil será para entender os fatores de risco. “O papel do psicólogo é fundamental.  O profissional irá acolher esta dor, vai ajudar a colocar em palavra o sofrimento que  essa pessoa está sentido.  O psicólogo vai ajudar e investigar a fundo o que está por trás da situação. Diante disso, o profissional irá realizar uma intervenção adequada”, explica Gebert.

Para Lucimara, é fundamental a importância do debate sobre o tema e que o assunto seja lembrado não somente em setembro, mas sim durante todo o ano.

De acordo com a psicóloga conveniada do Clube, Vanessa de Souza Necker, ter uma boa saúde mental, é algo essencial na constituição do sujeito e como forma de evolução pessoal.  “Quando os pensamentos não vão bem, tudo o que está ao redor perde a graça e fica sem sentido. Observar sinais e sintomas de que algo não vai bem consigo mesmo ou com o outro, pode salvar vidas”, afirma Vanessa.

Vanessa ainda relembra que quanto antes for feita a procura pela ajuda de um profissional, maior será chance de diminuir o sofrimento. “Não se culpe muito menos se envergonhe por não estar bem diante das dificuldades que a vida lhe apresenta. Fale com alguém sobre os seus sentimentos, procure ajude de um profissional habilitado para ouvi-lo”, reforça a psicóloga.

O Clube Recreativo Juvenil oferece atendimentos com a psicóloga do Clube, Lucimara Gebert, no Espaço Saúde. Para saber a disponibilidade, valores e horários, ligue no telefone 54 3313-4836. Em parceria com seus conveniados, o Juvenil oferece descontos especiais com uma série de profissionais de saúde. Para entrar em contato com a psicóloga conveniada do Clube, Vanessa de Souza Necker, mande uma mensagens para as redes sociais do Juvenil (Instagram ou Facebook).